segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Minha viagem: Curitiba

Foto: Wikipedia


Viajar é bom demais...e talvez, o que pouca gente saiba é que viajar é algo que me motiva a estudar e trabalhar, pois minha vontade é sempre poder sair pelo mundo, pelo Brasil, conhecer novos lugares, novas pessoas.
Quanto mais conheço o Brasil mais percebo e me delicio com a diversidade. Diversidade de clima, de paisagens, de pessoas.
1h e meia de avião e desembarquei num novo Brasil.
Curitiba tem o merecido título de cidade com melhor qualidade de vida do Brasil, além de ser conhecida como "Cidade Sorriso".
A forte descendência alemã, polaca, ucraniana e italiana está presente em cada pedacinho da cidade, na arquitetura, nas comidas, nas pessoas...pra quem veio do extremo norte do Brasil, Curitiba é o oposto. É um choque...mas um choque delicioso. Quando sai do aeroporto e tive meu primeiro contato com a cidade logo gostei do que vi...as casas são no estilo europeu, muitas de madeira, com sótão e telhado em forma de triângulo.
Há mil flores espalhadas, amor-perfeito de todas as cores, nos canteiros, nas praças, nos bosques.
Há poucos prédios e muito verde.
A vida lá parece tão mais calma, até o transito das 18h é menos caótico, o clima é bem úmido e mesmo nos dias mais quentes, há um ventinho frio - pelo menos nos dias em que passei por lá.
As pessoas - que eu encontrei - ou eram muito simpáticas ou eram secas demais. Não mal educadas, apenas secas...Mas na maioria encontrei gente feliz, sorridente. E crianças de bochechas cor de rosa.

Conheci muitos lugares lindos...e lá vai a listinha deles:

Opera de Arame - é meio redundante dizer, mas sim: é um teatro todo de arame, do teto às cadeiras. Se você for lá um dia não vá de salto, o piso é todo vazado

Foto: arquivo pessoal

O lugar é lindo, cercado por um lago com peixes ornamentais e algumas aves, há uma densa vegetação e uma pedreira que o cerca e formam a Pedreira Paulo Leminsk. A Pedreira e a Opera juntos formam o Parque das Pedreiras.


Por lá já se apresentaram nomes como Paul McCartney, José Carreras, Tom Jobim, Djavan, etc. também já foi palco do Programa Altas Horas (da Globo)

Parque Tanguá - Foi difícil escolher uma foto desse lugar...ele é enorme e tão cheio de coisas bonitas! Essa é uma vista aérea da entrada do parque. Ele possui uma area de 235 mil m² (enormeeee!!)

Foto: arquivo pessoal

Há um mirante, um lago, uma cascata e um túnel / caverna que sai do lado da cascata. Fizemos, eu e meus amigos, uma bela caminhada por lá que, diga-se de passagem, valeu muito a pena pois éramos presenteados o tempo todo por uma paisagem maravilhosa.

Restaurante Madalosso - se a descendência é alemã, polaca, italiana...imagina o que não há de bom pra se comer em Curitiba? Pecado é fazer dieta nesse lugar! Tudo delicioso e, sinceramente, barato - se comparado com BH.
Uma das entradas do Madalosso
Foto: arquivo pessoal

O Madalosso é o 2º maior restaurante do mundo e o maior da América Latina! Tem capacidade para atender 4.645 pessoas simultaneamente!! Meu queixo caiu já no estacionamento que é tão grande que cabe com tranquilidade um shopping inteiro aqui de BH. A comida é deliciosa. Você senta e os garçons simplesmente não param de te servir. Nunca comi tanto, não só no Madalosso como durante toda a viagem...O forte lá é comida italiana, então funciona assim, enquanto você espera a sua mesa (sim, o lugar tem 4.645 lugares e fica lotado) você degusta uns aperitivos: licor de amarula, de maracujá, vinho, alexander, etc...e fica vendo as fotos dos famosos que já foram lá...ai chega sua mesa e você senta, começa o deleite: de entrada eles te trazem  radicchio, frango a passarinho, maionese, polenta frita com queijo, risoto, quando você se espanta vem oS pratoS principaiS, mal você começou a comer o espaguetti chega o nhoque, logo depois a lazanha, em seguida o ravioli, gnocchi, cannelloni e...enfim, é tudo tão saboroso e bem feito que você deseja ter um estomago maior. :-)
O Madalosso fica em um lugar chamado Santa Felicidade que é uma região onde se localiza um grande reduto gastronomico, repleto de restaurantes italianos e vinícolas. Super vale a pena ir lá.

Museu Oscar Niemeyer - Lugar que reúne obras desse grande nome da arquitetura além de exposições outras. É também conhecido como "Museu do Olho" por causa do design do prédio...ai nessa parte escura tem exposição de obras de arte e é quenteeee... =)

Foto: arquivo pessoal

Dentro do museu há um túnel que nos transmite uma sensação única...por causa do design e da luminosidade a gente ora tem a impressão que o teto está baixo, ora ele parece não existir como se a gente estivesse num 
espaço sem nada sobre a cabeça. Muito legal.

Bicoiteria do Bosque Alemão - O Bosque Alemão é um lugar lindo criado para homenagear a cultura e tradição alemã trazida pelos imigrantes germanicos

Foto: arquivo pessoal

É um lugar com muito muito verde. Dentre tantas outras coisas, há no bosque a trilha de João e Maria! É o máximo, em vários trechos da trilha vai aparecendo, em lajotas brancas desenhadas, a história passo-a-passo, cena-a-cena. No meio da trilha há a casa (que não é de biscoito) da bruxa, onde funciona uma biblioteca infantil com lareira ordenada por guirlanda cheia de chupetas e caldeirão lotado de mamadeiras. Um local fofo.
No final do bosque existe uma biscoiteria recheado de delícias e de biscoitos iguais aos que aparecem no Sherek (lembram??). Claro que devoramos torta alemão e biscoitos de nozes sem culpa alguma.

Jardim Botânico - acho que esse foi um dos passeios que eu mais gostei. Sempre tive muita vontade de ir nesse "castelo de vidro" (que na verdade é uma estufa) e quando cheguei lá senti comichões de alegria por estar viva e por poder conhecer um lugar tão bonito

Foto: arquivo pessoal

Estava bem frio no dia e parece que isso tornou o passeio mais perfeito. O local é lindo, florido, e possui um jardim que me lembrou um labirinto em miniatura

Foto: arquivo pessoal

Na verdade, na verdade a estufa é inspirada no Palácio de Cristal de Londres e o jardim, nos jardins franceses.
Vi trocentas placas d´O Boticário por lá e descobri que a empresa, que é paranaense, fez uma parceria com a Prefeitura, e assumiu a reforma, melhorias e manutenção do Jardim.
A noite a estufa principal fica iluminada, e é um show a parte sair da balada e passar por lá.

Praça do Japão - Dentre tantos alemãs, polacos e italianos, há, em Curitiba, a segunda maior comunidade japonesa do Brasil e em homenagem a eles há essa praça, linda, charmosa e com uma casa de chá recheada de lembrancinhas orientais para você levar pra casa

Foto: arquivo pessoal

Sheridan´s Irish Pub - é um pub irlandes, um lugar todo temático que faz você esquecer que está no Brasil  e pensar que está badalando na noite irlandesa.

Foto: arquivo pessoal

Lá foi o local mais carinho$$ que fomos: mulher não paga e homem paga R$ 12,00. No entanto o Irish Rover (mignon na chapa com fondue de gorgonzola e nozes) custou algo em torno de R$35,00 (mais do que pagamos por pessoa, com bebida e tudo no Madalosso). Se você for lá peça esse Irish Rover e também caia de boca  na Polenta Platter...
Ah, tá vendo a foto do lugar lotado??
Então..isso foi em plena segunda-feira às 10 e pouquinho da noite.
Ah, e lá rola uns shows muito bons! Nesse dia teve U2 Cover e uma banda chamada Radiophonics que eu simplemente amei.


Houveram muitos outros lugares que fui...A Universidade Livre do Meio Ambiente, o Parqui Barigui (que me encantou pela quantidade de gansos andando livres leves e soltos por lá), a Rua 15, o centro como um todo, as estações de ônibus...os shoppings...o cappuccino do aeroporto (imperdível!!). Enfim. Curitiba é uma cidade que vale a pena conhecer.

8 comentários:

Danieli Zimmermann disse...

Oiiii
tenho dois tios que moram em Curitiba... e qnd eu tinha 16 anos eu fui lá viistar a família e passei por todos os lugares q tu colocou foto (não fui no restaurante nem nesse último)
o q eu mais gostei de lá na época q eu fui foi a estufa(jardim botanico) e a opera de arame, eu lembro q eu ficava olhando para o chão o tempo todo haha, q cidade limpa e organizada, gostei mto...
e pelo visto tu gostou bastante né
;)

beijooo

Morena disse...

AI MEU DEUS!!!!!
Acho que desde sempre eu fui louca por Curitiba agora então apaixoneeeeei mesmo!!! Uma hora eu vou!
Lindas as fotos q vc selecionou!!!
Beijos saltitantes
Boa semana

Endry disse...

Adorei! Minha cunhada tem parentes por lá e não faz muito tempo que viajou para lá e eu morro de vontade de conhecer a Opera de Arame e o Jardim Botânico. Mas não sabia da existência da biscoiteria, da praça do Japão... Aiin, fiquei doidinha para conhecer! :)

beeijos :*

subindonosalto.com disse...

Meniiiiina!
Agora babei. Tô com mais vontade ainda de conhecer Curitiba *-* É lindo demais. Suas fotos ficaram LINDAS DE VIVER! Amei *-*

Carol disse...

Oie tudo bem miga?
Nossa que linda a cidade hein? adorei um dia eu ainda vou visitar Curitiba! que legal!! amei!!! as fotos ficaram lindas!!!
Bjs miga!!!

Alice Voll disse...

ai, minha amiga é tão chique, um aházo!
morro de vontade de conhecer Ctba, quem sabe um dia!

Loma Sernaiotto disse...

que delícia!!!! sou doida pra conhecer Curitiba!! Babei na Praça do Japão, de perto deve ser divina!!! =****

Karine disse...

E a gente fica dando valor pro que os ZEUA ou a ZOROPA tem... olha a belezura de Curitiba!!!! Impossível não se apaixonar por esta cidade. Conheci Curitiba quando tinha 16 anos e achei muuuuito charmosinha. Boa escolha, Carol!