quarta-feira, 2 de junho de 2010

Festival Varilux de Cinema Francês

Começa hoje o Festival Varilux de Cinema Francês...Uma ótima opção para que gosta de cinema - principalmente do cinema francês.
Trata-se de um evento realizado pela Unifrance com o apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas produzido pela BonFilm.
Serão 10 filmes inéditos passando simultaneamente em 9 cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte (oi!), Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Recife e Fortaleza.

Vamos saber um pouco mais sobre os filmes??

8 Fois debout - 8 Vezes de Pé



Sinopse: Elsa está lutando para conseguir um emprego, pois só assim conseguira a guarda do filho. Seu vizinho também não se sai bem em entrevistas para trabalho. Os dois lutam para viver em um mundo que só quer derrubá-los

Coco Chanel & Igor Stravinsky



Sinopse: Em 1913, a jovem Coco Chanel começa a se destacar no mundo da moda. Ao mesmo tempo, o compositor russo Igor Stravinsky desponta no cenário artístico ocidental. A estréia do balé A Sagração da Primavera, em Paris, arrebata a jovem estilista. Anos mais tarde, já célebre, Coco é devastada pela morte do seu amante, Boy Capel. Quando conhece Stravinsky, recém-chegado a Paris como exilado da nova União Soviética, Coco oferece sua casa de campo para abrigar o músico e sua família. É o início de uma relação intensa entre os dois artistas.

Fais-moi plaisir ! - Faça-me Feliz



Sinopse:Para salvar seu casamento, mulher propõe que seu marido tenha um caso com uma outra mulher

Hadewijch



Sinopse: Marcada pela fé extática e cega, Hadewijch, uma noviça, é mandada para fora do convento pela madre superior. Hadewijch torna-se Celine, uma jovem parisiense filha de um diplomata. O seu amor apaixonado por Deus, a sua raiva e o seu encontro com Yassin e Nassir a levam, entre a graça e a loucura, em caminhos perigosos.

La Journée de la jupe - O Dia da Saia



Sinopse:Sonia Bergerac (Isabelle Adjani) é uma professora de meia-idade cujo divórcio a deixou numa depressão profunda, encontrando algum controlo nos fortes medicamentos que toma diariamente. Ela é, literalmente, uma mulher à beira de um colapso nervoso. Depois de anos a lidar com os problemas de indisciplina dos seus "difíceis" alunos, maioritariamente filhos de emigrantes muçulmanos, e de obedecer às regras pouco comuns do director da escola, decide quebrar uma das regras que não permite o uso de saia na sala de aulas. Para além da reacção pouco amistosa por parte dos seus alunos, encontra uma arma na mochila de um deles acabando por ferir acidentalmente um outro numa perna. Sem saber o que fazer, torna toda a turma como refém...

Le Petit Nicolas - O Pequeno Nicolau



Sinopse: Nicolas é um garoto que é muito amado pelos pais e que leva uma vida tranquila. Até o dia em que vê seus pais em uma conversa e que o faz achar que a mãe está grávida. Nicolas entra em desespero e já pensa no pior: ao nascer um irmão, seus pais deixarão de lhe dar atenção e vão abandoná-lo na floresta como as histórias do Pequeno Poucet, de Perrault.

Un prophète - O Profeta



Sinopse:Condenado a seis anos de prisão, Malik El Djebena, meio árabe, meio córsico, é analfabeto. Ao chegar à prisão, totalmente sozinho, ele parece mais jovem e mais frágil do que os outros presos. Ele está com 19 anos. O líder da facção dos córsicos dá a Malik uma série de “missões” a serem cumpridas. Ele aprende rápido e se fortalece, ganhando a confiança do chefe da facção. Malik usa toda a sua inteligência para desenvolver discretamente o seu plano.

Le Refuge - O Refúgio




Sinopse:
Mousse e Louis são jovens, lindos, ricos e se amam. Mas a droga tomou conta da vida deles. Um dia, Louis morre de overdose. Mousse sobrevive, e descobre que está grávida. Perdida, ela foge para uma casa longe de Paris. Alguns meses depois, o irmão de Louis a encontra neste refúgio.


Océans - Oceanos



Sinopse:
Filmado nos quatro cantos do mundo. Nadar a dez nós ao lado de um cardume de atuns caçando, acompanhar os golfinhos, nadar com o grande tubarão branco... O filme Oceanos é sentir-se um peixe entre os peixes.


Le dernier pour la route - Um Novo Caminho



Sinopse:Hervé, dono de um agência de notícias, decide se livrar da dependência ao álcool. Longe de tudo e graças aos outros, consegue lutar e começar uma nova vida...

Pronto, desses todos eu só não animei em ir assistir Oceanos, porque documentário tipo Globo Repórter me dá sonoooo...mas estou muito animada com os outros.

Aqui em BH, os filmes serão exibidos no - charmoso - Cine Belas Artes, ali na Gonçalves Dias pertinho da Praça da Liberdade. Dá até pra sair da sessão e ir tomar um café quentinho no Café com Letras heim!? Frioooo demais aqui em BH!

Nas outras cidade, clica aqui pra ver os horários.
Fica a dica.

3 comentários:

Alice Voll disse...

os poucos filmes franceses que vi, detestei!

cih_coloridex disse...

Não sou muito ligada a cinema assim mas um programinha com cafézinho no final é tudo de bom! ;D
Ainda mais nesse friozinho.
Te mandei e-mail sonbre a encomenda. Kiss

Anônimo disse...

olá! te achei lá no post da Cih! adorei o blog e, quanto aos filmes, deu vontade de ver todos! super interessantes! menine, tb to lendo Alice! mto fofo o livro né? e vem os 2 juntos! ♥ to seguindo!