quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eu li: Perdas e Ganhos - Lya Luft

Ainda que a gente
nem perceba, tudo é
avanço e transformação,
acúmulo de experiência,
dores do parto de nós
mesmos, cada dia refeito.
Somos melhores
do que imaginamos ser.
(Lya Luft)

Ler esse livro foi abrir uma caixa de primeiros socorros, tomar vários antibióticos, doses cavalares de soro e noites de descanso. Não, foi mais...Ler esse livro foi tomar um belo soco na boa do estômago, choques, levar uma sacudidela forte e vários tapas para despertar para a vida.
Indicado por um moço muito muito especial, esse livro me ajudou a reencontrar o meu eixo, era incrível a sensação de ler algo e me identificar por completo. Nele encontrei respostas para muitos dos meus questionamentos, vi o eco de muitas reflexões pessoais e intimas e ao final dele me senti melhor, nova e tranquila.
Já ouvi dizer que Lya escreve para mulheres, que aborda temas que fazem parte da vida de todas as mulheres, e ouso discordar. Em Perdas e Ganhos Lya faz uma análise que toca a todos nós, homens e mulheres, humanos frágeis, vulenráveis, envolvidos até o fim do cabelo com a corrida superficial do tempo, confundindo o dia-a-dia frenético com a vida.
Como sugere o título, Lya nos faz enxergar que toda perda traz um ganho valioso e que muitas vezes as perdas nem são tão significativas quanto julgamos, os ganhos suplantam tudo o que deixamos de ganhar. E perder nem sempre é ruim.
Nesse livro Lya nos alerta para o real valor da vida, nos convida a reinventa-la. Fala sobre envelhecer, sobre ser feliz, sobre encarar a vida e a sí mesmo, sobre valores e superficialidades, tudo dentro de uma nova perspectiva que transcende ao que dita a moda, a mídia, o consumismo.
Mais que recomendo.
Titulo: Perdas e Ganhos
Editora: Record
Autor: LYA LUFT
ISBN: 8501067113
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 128
Acabamento: Brochura

4 comentários:

Alice Voll disse...

nossa, deu até vontade de ler!
é bom quando a gente acha algo que nos complete, né? bom demais!

Lu Barreto disse...

Concordo com a Alice, deu uma vontade enorme de ler.
Quem sabe esse não seja minha próxima leitura.
Obrigada pelo coment lá no meu blog, beijão.

Evelin disse...

Parece ser uma ótima leitura, principalmente por trazer algo de motivação pra quem ler.
bejos.

mandy disse...

nossa carol que livro, é tão bom ler livros que nos ensinam e ajudam. e esse em especial parece como vc disse uma caixinha de primeiros socorros. vou colocar na minha listinha.
Flor respondendo a sua pergunta. Aquele livro, Reparação é do Ian McEwan e o filme desejo e reparação foi inspirado nesse livro.
bjus