sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Andei Assistindo #3: A Duquesa / O Turista


 A Duquesa
Sinopse: Georgiana Spencer (Keira Knightley) casou-se aos 18 anos com o Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), que queria a todo custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa de Devonshire, logo Georgiana demonstrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto ela não conseguia dar ao duque um filho, com todas as suas tentativas de ficar grávida resultando em abortos ou em filhas. Isto faz com que o relacionamento entre eles se deteriore, pouco a pouco. (Fonte: Adoro Cinema)
O que eu achei: Há muito tempo queria conferir esse filme, adoro filmes que envolvem a monarquia, adoro os figurinos, a fotografia e a trama, sempre muito envolvente. Então essa semana aproveitei que o Telecine incluiu A Duquesa na programação e me joguei no sofá.
O filme é ótimo.  Keira Knightley está perfeita no papel de duquesa de Devonshire e olha que acho as expressões faciais dela tão antipáticas...Sofri junto com a duquesa, senti raiva (e pena) do duque, torci pelo amor com o
É incrível a semelhança da trajetória da duquesa (o filme é baseado em fatos reais) com a da Lady Di (que pertenceu a mesma familia): a solidão no castelo, o servilismo a que estavam sujeitas as mulheres, o machismo, enfim...ambas viveram dissabores muito semelhantes. O conto de fadas que vira pesadelo. Um casal unido por convenções sociais e interesses enconomicos e políticos, resultado: duas infelicidades residindo na mesma casa, digo, castelo.
É bom ver também que a duquesa de Devonshire, tentava superar a infelicidade no casamento sendo o icone fashion do seu tempo, e ainda, tentando tirar o foco de sua vida infeliz, se envolveu na política e também adorava passar o tempo apostando (sorte no jogo, azar no amor). Era amada por todos, menos pelo marido, o Duque William Cavendish, um dos homens mais ricos da Inglaterra, brilhantemente interpretado por Ralph Fiennes.
É um filme bem gostoso de se ver, um drama que enche os olhos.


O Turista
Sinopse: Os passos de Elise Clifton-Ward (Angelina Jolie) são acompanhados de perto pela equipe chefiada pelo inspetor John Acheson (Paul Bettany). O motivo é que ela viveu por um ano com Alexander Pearce, procurado pela polícia devido a sonegação de impostos em torno de 700 milhões de libras. Ninguém sabe como é o rosto de Pearce, nem mesmo Elise, já que ele passou por várias operações plásticas para escapar de seus perseguidores. Ele enfim entra em contato com Elise ao lhe enviar um bilhete, onde pede que vá encontrá-lo em Veneza e, no caminho, procure alguém com tipo físico parecido com o seu, para enganar a polícia. Elise segue as ordens à risca e, no trem a caminho da cidade italiana, se aproxima do professor de matemática Frank Tupelo (Johnny Depp), que viaja sozinho. Ele fica atraído por sua beleza e aceita a oferta de ir até o hotel dela, assim que chegam a Veneza. Só que logo Frank se torna alvo de Reginald Shaw (Steven Berkoff), um poderoso gângster que teve mais de US$ 2,5 bilhões roubados por Pearce. (Fonte: Adoro Cinema)
O que eu achei: Não costumo gostar muito dos filmes com Angelina Jolie, ela parece transbordar o personagem e sempre interpretar ela mesma, tanto é que, pra mim, em todo filme quem aparece é a mesma pessoa e não personagens diferentes, com personalidade distinta. Em O Turista não é diferente, apesar disso o filme vale a ida no cinema.
Classificaria esse filme como uma comédia-aventura. Apesar de ter cenas de pseudo-violencia, consegui rir em quase todas elas, seja por seus exageros seja pelas caras de bobo de Johnny Depp (no melhor estilo Jack Sparrow).
O desfecho (que alguns acharam surpreendente) dá pra ser deduzido em 40 minutos de filme...Ainda assim não é um filme ruim, e se você não estiver cansado das caras e bocas de Angelina Jolie sempre no papel de mulher fatal que bate, atira, corre de salto, assista...é legalzinho.
Ah, destaque para maquiagem lindaaaa e perfeita de Angelina. Que smokey eyes era aquele, meu deus!
Outro ponto forte é o cenário, o filme se passa ora em Paris, ora Veneza.
É um filme para se ver em DVD, num domingo a tarde.

3 comentários:

Mere disse...

Fiquei com vontade de ver o primeiro filme... o segundo eu já vi, mas gostei da sua observação sobre a Jolie, eu já também acho isso, mas nunca soube me expressar desse jeito, vc materializou o que eu acho dela, é tipo: só a beleza dela basta.
bjosss

Anônimo disse...

Oi Carol! Olha adorei suas dicas de filme e fiquei curiosa pra ver, obrigada pelas dicas!
Beijoos!

Micha Descontrolada disse...

eu vi o turista e adorei.
ja a duquesa é um dos filmes q eu não tenho vontade de ver, só de olhar pro cartaz. eu sou cheia de manias, e essa de ver o fiz tlme pelo cartaz é uma delas...aahahahha

Uma ótima semana para você!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................